Linhas de Pesquisa
Inteligência Computacional
O objetivo desta linha é estudar e aplicar técnicas de Inteligência Computacional na solução de problemas relacionados à tomada de decisões, com objetivo de desenvolver e implantar produtos e sistemas úteis em diferentes setores de nossa Região.
Projetos:
- Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados e Estatísticas, nos Processos Empresariais, Acadêmicos e Governamentais para Tomada de Decisão.
- Desenvolvimento de Metodologias e Inovação em Simulação de Sistemas a Eventos Discretos.
Otimização Combinatória
O objetivo principal desta linha de pesquisa é modelar/implementar algoritmos heurísticos que gerem soluções aproximadas e algoritmos exatos, que utilizam conceitos de Programação Matemática e Grafos para resolução de problemas de Otimização Combinatória
Projetos:
- Desenvolvimento, aplicação e comparação de metodologias para avaliação da qualidade de serviços.
- Gestão de Operações e Logística Empresarial.
- Métodos decisórios aplicados ao desenvolvimento sustentável.
- Técnicas de Otimização Combinatória Aplicadas na Resolução de Problemas da Região Norte Fluminense.
Suporte à Decisão aplicada à Saúde
O objetivo desta linha de pesquisa é a análise de problemas mediante a utilização de um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa operacional e/ou inteligência computacional de tal forma que forneça subsídios para tomada de decisão em diversos níveis na área de saúde.
Projetos:
- Análise de prevalência de afecções e correlação com características populacionais
- Aplicação de ferramentas computacionais para auxílio no diagnóstico por imagem
- Identificação de preditores para determinadas afecções.
Tecnologias Educacionais
A linha de pesquisa “Tecnologias Educacionais” tem como objetivo desenvolver nos
mestrandos a capacidade de criar/adaptar, utilizar e avaliar produtos educacionais, sejam
estes: material didático instrucional, aplicativos, objetos de aprendizagem, cursos de curta
duração ou aulas práticas, dentre outros.
Projetos:
- Atividade didática supervisionada
- Avaliação da aprendizagem
- Novas tecnologias da informação e comunicação no ensino
- Teorias de aprendizagem e de ensino