Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional
Mestrado Profissional em
Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional

Estrutura Curricular

 Área Básica
Engenharias III

Área de Concentração
Pesquisa Operacional

Linhas de Pesquisa
Inteligência Computacional e Otimização Combinatória

Disciplinas

Obs.: As disciplinas têm carga horária de 32 horas.
Proposta de Dissertação e Exame de Qualificação

(a) Proposta de Dissertação: em cada início de ano letivo, os alunos que ingressaram no ano anterior deverão apresentar, perante uma banca de dois professores (orientador mais um professor, designado pelo respectivo orientador), a sua Proposta de Dissertação de Mestrado. Esta deverá ser agendada pelo aluno, com a concordância do orientador, junto à coordenação da disciplina, com pelo menos uma semana de antecedência, mediante entrega de formulário específico, disponível para download no sítio do Mestrado (Documentos – Download). Caso o aluno não efetue o agendamento até o final da 1ª semana do bimestre, competirá ao coordenador da disciplina a marcação da data da defesa da proposta. A apresentação será realizada de forma oral e escrita. A Proposta escrita deverá conter os seguintes tópicos: título, introdução, motivação, objetivos, materiais e métodos, plano e/ou cronograma de trabalho e referências. A apresentação oral terá duração máxima de 5 minutos e deverá estar baseada na apresentação escrita.

(b) Exame de Qualificação (EQ): é um instrumento de avaliação do Programa de Mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional do IUCAM-Campos, previsto no art.26 do Regulamento, como requisito adicional exigido para a obtenção do Título de Mestre. Tem como objetivo buscar e garantir um padrão de alta qualidade para as dissertações e contribuir positivamente com a avaliação do Programa junto à Capes/MEC.

O EQ é condição necessária para a realização da Defesa de Dissertação de Mestrado sendo composto de dois itens: (i) publicação qualificada e (ii) apresentação oral.

(i) Deve ser publicado um artigo completo, baseado nos resultados da dissertação, em periódico ou congresso de abrangência nacional ou internacional (que esteja em, pelo menos, sua 10ª edição) qualificados nas áreas de Engenharias III ou Computação da CAPES;

(ii) Para a realização da apresentação oral, o aluno deverá entregar duas cópias da versão completa e atualizada da Dissertação ao orientador para que o mesmo agende a data e horário para a referida apresentação.

A apresentação será feita para uma banca interna de dois professores do Programa (orientador mais um professor, designado pelo respectivo orientador) até o 30º mês cursado pelo aluno.

Ao final da apresentação a banca emitirá conceito Satisfatório ou Insatisfatório.

O aluno que obtiver o conceito Satisfatório no EQ estará apto a agendar a Defesa da Dissertação.

Aguarde, realizando operação...