Proposta do Curso
A Universidade Candido Mendes – UCAM é uma instituição privada de ensino superior, dotada de autonomia administrativa e didático-científica. A Sociedade Brasileira de Instrução, mantenedora da Universidade Candido Mendes, foi fundada em 1902, juntamente com a Academia de Comércio do Rio de Janeiro. Mereceu, do então Presidente da República, Rodrigues Alves, uma das primeiras outorgas do privilégio de utilidade pública.
O campus central da UCAM está situado na Praça XV de Novembro, Centro, Rio de Janeiro – RJ, onde, desde 1902, foram instaladas, sucessivamente, a Escola Técnica de Comércio, a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, a Faculdade de Direito Candido Mendes, o Centro de Estudos Afro-Asiáticos, o Centro de Memória Social, o Centro Cultura Candido Mendes, o Instituto Data-Brasil – Ensino e Pesquisa, o Instituto do Pluralismo Cultural, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, a Coordenadoria de Estudos Culturais e Televisão e o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ.
O IUPERJ foi criado em 1963, concretizando a primeira organização privada de pesquisa em Ciências Sociais no país, centro nacional de referência na área.
Nos anos 70, foi fundada a unidade de Ipanema (1972), expandindo, logo após, sua abrangência territorial com a criação das unidades de Campos dos Goytacazes (1975) e Nova Friburgo (1976).
Em 1997, após o cumprimento das exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a Universidade Candido Mendes foi credenciada por Decreto presidencial. Os campi de Niterói e da Tijuca foram criados nos anos de 1998 e 1999, respectivamente. Em 2002, criou-se o Instituto de Humanidades, para ser um novo centro de excelência transdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão.
Além de ações na Graduação, a UCAM busca excelência em pesquisa desenvolvendo programas de Pós-Graduação stricto sensu que obtiveram os seguintes graus na última avaliação trienal da Capes/MEC:
- Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional – 4 – UCAM-Campos, código: 31032010003P2;
- Planejamento Regional e Gestão de Cidades – 4 – UCAM-Campos, código: 31024017002P3;
- Engenharia de Produção – 3 – UCAM-Campos, código: 31032010008P4
- Direito – 3 – UCAM-Centro, código: 31032010002P6;
- Economia Empresarial – 3 – UCAM-Centro, código: 31024017001P7;
- Ciências Políticas – 7 – IUPERJ, código: 31012019002P9;
- Sociologia – 7 – IUPERJ, código: 31012019001P2.
Inserção Regional
Há mais de 30 anos, a UCAM possui uma unidade na cidade de Campos dos Goytacazes. Atualmente, esta oferece os cursos de Graduação em Direito, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Comercial, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Relações Internacionais e Ciência da Computação, acolhendo alunos do Norte e Noroeste Fluminense, do Espírito Santo e Leste de Minas Gerais. Oferece, ainda, os programas de Pós-Graduação stricto sensu em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional, Planejamento Regional e Gestão de Cidades, por último, em Engenharia de Produção.
O ensino na área tecnológica na UCAM-Campos começou no ano de 1996, com o curso de Pós-Graduação lato sensu em Análise de Sistemas, ministrado por um grupo de professores colaboradores, oriundos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Em 1999, foi criado o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento – NPD, com o objetivo de estimular e gerar os meios necessários para a formação, desenvolvimento e consolidação de uma consciência docente comprometida com atividades de pesquisa e extensão na área tecnológica da UCAM na cidade de Campos. Desde então, o NPD reúne docentes altamente qualificados, mestres e doutores, comprometidos com a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico.
O apoio institucional da UCAM-Campos permitiu a fixação de um quadro de profissionais qualificados. Atualmente, o corpo docente do Programa de Mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional é composto por um grupo de professores doutores permanentes, com formação em diferentes e respeitadas Universidades do nosso país.
Inserida na maior região produtora de energia do país (petróleo, gás e álcool), a UCAM-Campos pretende que o seu Mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional seja um importante canal de integração da academia com as empresas desse setor produtivo, desenvolvendo pesquisa em questões de relevância tecnológica. Por isso, o modelo escolhido para o Programa de Pós-Graduação foi o de Mestrado Profissionalizante.
Assim, em atenção às características do mercado profissional, o curso focaliza temas específicos da demanda empresarial associados ao setor energético (petróleo, gás e álcool) cuidando, paralelamente, das soluções de problemas tecnológicos relevantes oriundos de outras demandas da sociedade.